Reviva: TOP 10 Beldades – Anos 70

Dando continuidade à saga das Mais Belas Atrizes por década, se liga na meia lurex, no cabelo repicado look ventania e nas bocas de sino dessas 10 beldades setentistas.

Tonia Carrero
Cristina em “Pigmalião 70” (Foto: Internet)

Tônia Carrero

A grande dama do teatro demorou para aparecer em uma novela de televisão. A primeira foi  em 1969, “Sangue do Meu Sangue”, da TV Excelsior. Mas Tônia entrou na década de 1970 contratada da Globo e emendando cinco novelas entre 1970 e 1973.
Principais papeis na década: Cristina em “Pigmalião 70”, Beatriz em “O Cafona”, Maria do Carmo em “O Primeiro Amor”, Roberta Vermont em “Uma Rosa com Amor”.

Nivea Maria
Helena em “O Primeiro Amor” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Nívea Maria

Começou na televisão nos anos 60, mas seu único papel de destaque nesta década foi em “O Preço de uma Vida” (Tupi, 1965). Foi nos 70 que Nívea mais brilhou, fazendo uma noela atrás da outra, em especial como estrela do núcleo das seis, de Herval Rossano, com quem acabou se casando.
Principais papeis na década: Terezinha em “Uma Rosa com Amor”, Helena em “O Primeiro Amor”, Soninha em “O Semideus”, Wânia em “Corrida do Ouro”, Jerusa em “Gabriela”, Carolina em “A Moreninha”, Maria Rosa em “O Feijão e o Sonho”, Rosália em “Dona Xepa”, Maria Dusá e Mariazinha em “Maria Maria”.

Betty Faria
Lucinha e Carlão em “Pecado Capital” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Betty Faria

Também começou a aparecer em novelas nos anos 60, como Irene, a antagonista de “Véu de Noiva” (1969). Mas foi nos 70 que Betty ganhou status de estrela da Globo, com direito a um programa da linha de shows só seu: “Brasil Pandeiro” (1978).
Principais papeis na década: Joana em “Cavalo de Aço”, Lazinha em “O Espigão”, Lucinha em “Pecado Capital”, Leda Maria em “Duas Vidas”.

Dina Sfat
Amanda em “O Astro” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Dina Sfat

Dina Sfat já era estrela do cinema nacional quando começou a aparecer na televisão, nos anos 60. Contratada da Globo a partir de 1970, a estrela brilhou em vários papeis pela década, sempre uma presença marcante, de carisma e talento.
Principais papeis na década: Adriana em “Verão Vermelho”, Helô em “Assim na Terra como no Céu”, Fernanda em “Selva de Pedra”, Isabel em “Os Ossos do Barão”, Chica em “Fogo Sobre Terra”, Zarolha em “Gabriela”, Risoleta em “Saramandaia”, Amanda em “O Astro”.

Elizangela
Patrícia em “Locomotivas” (Foto: Internet)

Elizângela

Começou novinha como grumete, ou melhor, ajudante de palco do programa infantil “Capitão Furacão”, nos anos 60. Dali para as novelas foi um pulo. E Elizângela fez várias na década seguinte, sempre com carisma e simpatia e beleza. Em 1978, chegou ao tipo das paradas de sucesso com a música “Pertinho de Você”, um hit dos anos 70.
Principais papeis na década: Taís em “Bandeira Dois”, Emilene em “Pecado Capital”, Patrícia em “Locomotivas”, Ritinha em “Te Contei?”, Adelaide em “Feijão Maravilha”.

Maria Claudia
Shana e Léo em “Te Contei?” (Foto: Internet)

Maria Cláudia

Um dos rostos mais bonitos de nossa TV, a atriz se destacou por toda a década de 70, vivendo mulheres belas e sedutoras. Infelizmente abreviou a carreira muito cedo, em 1983 (retornando muitos anos depois).
Principais papeis na década: Verinha em “Minha Doce Namorada”, Gisa em “O Bem Amado”, Estela em “O Semideus”, Helena em “O Rebu”, Doralda em “Nina”, Shana em “Te Contei?”, Bibinha em “Feijão Maravilha”.

sandra brea
Isadora em “Corrida do Ouro” (Foto: Internet)

Sandra Bréa

Estrela da década, “sex symbol” de um carisma inigualável, Sandra Bréa foi uma das deusas setentistas mais requisitadas. Uma pantera, ou locomotiva, como se falava na época. Também ganhou um programa próprio na linha de shows da Globo, “Sandra & Miéle” (1976), em que cantava, dançava e interpretava ao lado de seu parceiro.
Principais papeis na década: Telma em “O Bem Amado”, Zilda em “Os Ossos do Barão”, Isadora em “Corrida do Ouro”, Roberta em “Escalada”, Noêmia em “O Pulo do Gato”.

Sonia Braga
Júlia em “Dancin´ Days” (Foto: Internet)

Sônia Braga

A então jovem atriz começou na TV modestamente, em papeis secundários. Com “Gabriela”, transformou-se em estrela da televisão (e do cinema), tornando-se uma das mulheres mais desejadas de norte a sul do país. Em 1980, mudou-se para os Estados Unidos para projetar-se internacionalmente.
Principais papeis na década: Lídia em “Irmãos Coragem”, Flávia em “Selva de Pedra”, Brisa em “Fogo Sobre Terra”, Gabriela em “Gabriela”, Marcina em “Saramandaia”, Cynthia em “Espelho Mágico”, Júlia Mattos em “Dancin´ Days”.

renée de vielmond
Marina em “Escalada” (Foto: Internet)

Renée de Vielmond

De uma beleza clássica, Renée chamou a atenção nos poucos trabalhos na televisão ao longo de sua carreira.
Principais papeis na década: Professora Juliana em “Meu Pedacinho de Chão”, Marina em “Escalada”, Léa em “Anjo Mau”, Stela em “Pecado Rasgado”.

elizabeth saala
Lili em “O Astro” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Elizabeth Savalla

Outra atriz que começou a carreira nos anos 70 e brilhou na televisão, com papeis arrebatadores, pelos menos nesta década.
Principais papeis na década: Malvina em “Gabriela”, Angélica em “Estúpido Cupido”, Lili em “O Astro”, Carina em “Pai Herói”.

Outras belas e talentosas atrizes que destacaram na década de 70: Elaine Cristina, Lúcia Alves, Maria Isabel de Lizandra, Márcia Maria, Renata Sorrah, Françoise Forton, Djenane Machado, Lucélia Santos, Heloísa Milet, Débora Duarte, Carmem Monegal, Maria Estela, Maria Cristina Nunes, Vera Gimenez, Glauce Graieb, Bete Mendes, Kate Hansen, Ana Maria Magalhães, Norma Blum, Tamara Taxman, Liza Vieira, Pepita Rodrigues, Sandra Barsotti, Thaís de Andrade, Fátima Freire, Silvia Salgado, Joana Fomm, Wanda Stephania, Ilka Soares, Nádia Lippi, Sura Berditchewsky, Suzy Camacho, Analu Graci, Neila Tavares, Kátia D´Angelo. 

Fonte: Coluna do Nilson Xavier/Canal Viva/http://canalviva.globo.com/especial-blog/nilson-xavier/post/top-10-beldades-anos-70.html 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s