Reviva: TOP 10 Beldades – Anos 80

Capas de trilhas sonoras
Tão belas que estamparam capas de trilhas sonoras (Foto: reprodução)

Não se assustem com as cores berrantes, sobrancelhas grossas (alô Malu!) e ombreiras gigantes. Chegou a vez delas, as meninas veneno garotas douradas feras radicais da década de 80, que comeram nossos corações, mascaram, moeram, trituraram, deglutiram, comeram. Comeram! Põe “Você Não Soube Me Amar” no 3em1 e vem comigo!

Natália do Valle em Baila Comigo
Natália do Valle como Lúcia em “Baila Comigo” (Foto: reprodução)

A beldade já havia dado o ar da graça na década anterior, em pequenos papeis em “Gabriela”, “A Moreninha” e “Saramandaia”, Mas foi nos 80 que Natália brilhou em várias novelas e papeis marcantes, tonando-se uma das musas da década.

Principais papeis na década: Márcia em “Água Viva”, Lúcia em “Baila Comigo”, Sandra em “Sétimo Sentido”, Débora em “Final Feliz”, Marília em “Transas e Caretas”, Andreia em “Cambalacho”, Laura em “O Outro”, Suzanne em “Que Rei Sou Eu?”.

Christiane Torloni em Louco Amor
Christiane Torloni como Lúcia em “Louco Amor” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Outra que iniciou seus trabalhos nos anos 70. Mas foi na década seguinte que a gata comeu nosso coração naquele sonho medonho! Dá um selo de Musa dos 80 pra Chris também, que hoje é dia das Mais Belas, bebê!

Principais papeis na década: Lia em “Baila Comigo”, Cláudia em “Elas por Elas”, Lúcia em “Louco Amor”, Selma em “Partido Alto”, Jô em “A Gata Comeu”, Fernanda em “Selva de Pedra”, Simone em “Corpo Santo”, Dora em “Kananga do Japão”.

Maria Zilda em Guerra dos Sexos
Maria Zilda como Wânia em “Guerra dos Sexos” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Já foi chamada de “Belas Pernas” (em “Guerra dos Sexos”). A voz grave e a sensualidade mexeram com a libido dos adolescentes da Geração 80. A nossa Gilda (nunca houve uma mulher como)!

Principais papeis na década: Rosana de “Jogo da Vida”, Wânia de “Guerra dos Sexos”, Verônica de “Vereda Tropical”, Laura de “Selva de Pedra”, Carina de “Hipertensão”, Ângela de “Bebê a Bordo”, Marisa de “Top Model”.

Vera Fischer em Coração Alado
Vera Fischer como Vívian em “Coração Alado” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Tony Carrado que estava certo! Chamá-la de “Minha Deusa” não poderia ser mais apropriado. Nossa Miss Brasil começou a aparecer na televisão ainda nos anos 70. Já era musa do cinema nacional quando brilhou nas novelas a partir da década seguinte.

Principais papeis na década: Vívian em “Coração Alado”, Luiza em “Brilhante”, Jocasta em “Mandala”.

Bruna Lombardi em Memórias de um Gigolô
Bruna Lombardi como Lu em “Memórias de um Gigolô” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Tu é a Bruna, diabo?” Esse era o bordão do Professor de Mitologia, um personagem de Agildo Ribeiro apaixonado por Bruna Lombardi. A beleza impressionante da loura não ficou devendo nem quando ela surpreendeu ao aparecer morena em “Roda de Fogo”. Mas impressionante mesmo foi a caracterização da bela como o jagunço Diadorim. Como se fosse possível deixá-la feia!

Principais papeis na década: Mariana em “Um Homem Muito Especial”, Ana Maria em “Avenida Paulista”, Patrícia em “Louco Amor”, Diadorim em “Grande Sertão: Veredas”, Lúcia em “Roda de Fogo”, Lu em “Memórias de um Gigolô”.

Lídia Brondi em Roque Santeiro
Lídia Brondi como Tânia em “Roque Santeiro” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Adolescente, já chamou atenção pelo talento em novelas nos anos 70. Na década seguinte, emendou uma na outra, sempre com papeis marcantes e lançando moda com penteados diferentes. Outra musa oitentista.

Principais papeis na década: Mira Maia em “Baila Comigo”, Joice em “O Homem Proibido”, Suzi em “Final Feliz”, Luciana em “Transas e Caretas”, Tânia em “Roque Santeiro”, Bárbara em “Corpo Santo”, Solange em “Vale Tudo”, Eleonora em “Tieta”.

Lúcia Veríssimo na capa do disco Mandala Internacional
Lúcia Veríssimo na capa do disco “Mandala Internacional” (Foto: reprodução)

Lembro bem da primeira vez que vi a capa do LP Mandala Internacional que estampava essa bela foto da atriz. Fiquei hipnotizado, uns cinco minutos parado em frente à vitrine da loja de discos.

Principais papeis na década: Isabel em “Os Imigrantes”, Eli em “Champagne”, Laís em “Roda de Fogo”, Letícia em “Mandala”, Bárbara em “O Salvador da Pátria”.

Maitê Proença em Um Sonho a Mais
Maitê Proença como Valéria em “Um Sonho a Mais” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Como esquecer Dona Beija cavalgando nua ou seus banhos de cachoeira? Maitê é outra beldade símbolo dos anos 80 que brilhou com talento e beleza por várias novelas.

Principais papeis na década: Maria da Glória em “As Três Marias”, Carla em “Jogo da Vida”, Juliana em “Guerra dos Sexos”, Domitila em “Marquesa de Santos”, Valéria em “Um Sonho a Mais”, Beija em “Dona Beija”, Camila em “Sassaricando”, Clotilde em “O Salvador da Pátria”.

Malu Mader em Top Model
Malu Mader como Duda em “Top Model” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Nossa eterna top model fera radical. Beleza, carisma, talento, simpatia são as marcas da atriz, musa dos jovens dos anos 80.

Principais papeis na década: Bia em “Corpo a Corpo”, Walquíria em “Ti-ti-ti”, Lurdinha em “Anos Dourados”, Glorinha da Abolição em “O Outro”, Claudia em “Fera Radical”, Duda em “Top Model”.

Patricia Pillar em Brega e Chique
Patrícia Pillar como Ana Cláudia em “Brega e Chique” (Foto: CEDOC/TV Globo)

Foi legal acompanhar o crescimento e amadurecimento dessa atriz, desde seu primeiro papel, em “Roque Santeiro”. Durante a década, Patrícia ensaiou bons papeis, já deixando claro que prometia. Foi na década seguinte que despontou como uma das melhores atrizes de nossa TV.

Principais papeis na década: Linda Bastos em “Roque Santeiro”, Ana do Véu em “Sinhá Moça”, Ana Cláudia em “Brega e Chique”, Bianca em “Vida Nova”.

Outras belas e talentosas atrizes que se destacaram na década de 80: Carla Camuratti, Isabela Garcia, Angelina Muniz, Simone Carvalho, Myrian Rios, Élida L´Astorina, Beth Goulart, Glória Pires, Zaira Zambelli, Cláudia Alencar, Cristina Mullins, Ísis de Oliveira, Débora Bloch, Tássia Camargo, Cláudia Magno, Júlia Lemmertz, Bia Seidl, Cláudia Raia, Mayara Magri, Denise Milfont, Giulia Gam, Deborah Evelyn, Luiza Tomé, Cristina Prochaska, Cláudia Abreu, Alexandra Marzo, Luciana Braga, Carla Marins. 

Fonte e texto: Nilson Xavier/Canal Viva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s