Globo 50 Anos: Oito ou Oitocentos?

 Com apresentação de Paulo Gracindo, Oito ou Oitocentos? era baseado num jogo de perguntas e respostas, transmitido ao vivo, aos domingos.

O texto era escrito por Walter George Durst e Túlio de Lemos, a direção-geral era de Carlos Alberto Loffler, com codireção de Wilson Resende e produção de Cícero de Araújo e Waldir Paulino.

Na disputa, o próprio candidato escolhia o assunto a partir do qual a produção elaboraria as questões. Em seguida, a cada domingo, deveriam ser respondidas três perguntas, divididas em seis itens. Acertando-as, o candidato podia conquistar o prêmio máximo: 800 mil cruzeiros.

As três séries de perguntas preparadas pela produção do programa eram fechadas em envelopes e depositadas em um cofre no Banco do Brasil, sendo retiradas apenas na hora do programa. O candidato, então, sorteava um dos envelopes, e o jogo começava.

A participação do candidato era dividida em três etapas. Nas primeiras quatro semanas, ele disputava prêmios no valor de dois, quatro, seis e oito mil cruzeiros. Na segunda etapa, também com quatro semanas, os prêmios oferecidos passavam a ser de 20 a 80 mil cruzeiros. Finalmente, na última etapa, com duração de nove semanas, o candidato concorria a prêmios no valor de 160 a 800 mil cruzeiros.

A equipe de pesquisa e reportagem do programa era composta por Carmen Aurélia Cabral, Beatriz Castro, Lúcia Parreiros e Márcia Monteiro. A cenografia era de Mário Monteiro e Abel Gomes, a narração em off, de Murilo Néri, e a direção de imagem de Paulo Neto.

Oito ou Oitocentos? chegou ao fim depois que o estudante Ronaldo Alves dos Santos também conseguiu chegar aos 800 mil cruzeiros, respondendo sobre a vida do jornalista e abolicionista José do Patrocínio.

CURIOSIDADES

Durante a exibição eram apresentadas reportagens traçando o perfil dos candidatos e pequenos documentários sobre os temas escolhidos.

O programa estreou com quatro candidatos, todos paulistas: Carlos Arruda Camargo, que respondeu sobre Greta Garbo; Maria de Barros, sobre a obra de Ernesto Nazareth; Paulo Dantas, sobre Guimarães Rosa; e Mário Autuori, respondendo sobre as formigas saúvas. Todos os candidatos passaram para a segunda etapa.

O zoólogo Mário Autuori foi o primeiro a ganhar o prêmio máximo, após 17 semanas de disputa. Para se ter uma ideia da repercussão de Oito ou Oitocentos?, naquela ocasião, a produção do programa teve de requisitar proteção policial para que o candidato deixasse o palco, tamanho era o assédio do público, que queria cumprimentá-lo.

Período de exibição:01/08/1976 a 24/04/1977
Horário: domingos, às 19h

Fonte: Memória Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s