Viva o Sucesso: Gloria Pires

Gloria Maria Cláudia Pires de Morais nasceu em 23 de agosto de 1963 no rio de Janeiro.

Filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires, tem uma irmã chamada Linda Pires. Na década de 1970, namorou o filho de Chico Anysio, Anisinho (Nizo Neto). Já foi casada com o ator e cantorFábio Jr., pai de sua filha, Cléo Pires, que também é atriz. Atualmente, é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos, Antônia (1992), Ana (2000) e Bento (2005).

Estreou na televisão com apenas cinco anos de idade, em 1968, natelenovela A Pequena Órfã, da TV Excelsior. Depois, em 1972, trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em Chico City, ainda na época da TV em preto e branco.

Durante a década de 1970 participou de diversos programas da linha de shows da TV Globo, como Satiricom, Faça Humor, Não Faça Guerra e Chico em Quadrinhos. Participou ainda de mais duas novelas, ambas assinadas por Janete Clair, O Semideus (1973) e Duas Vidas (1976).

Fez o seu primeiro papel marcante na história das telenovelas em Dancin’ Days (1978), de Gilberto Braga. Seu ótimo desempenho na trama, rendeu-lhe o papel de protagonista da novelaCabocla (1979), de Benedito Ruy Barbosa.

Na década de 1980 integrou o elenco de diversas produções, entre elas:Água Viva e Louco Amor, de Gilberto Braga, As Três Marias, de Wilson Rocha, Partido Alto, de Aguinaldo Silva e Glória Perez, Direito de Amar, de Walther Negrão, e da minissérie O Tempo e o Vento, de Doc Comparato, com a colaboração de Regina Braga.

Na década de 1980 integrou o elenco de diversas produções, entre elas:Água Viva e Louco Amor, de Gilberto Braga, As Três Marias, de Wilson Rocha, Partido Alto, de Aguinaldo Silva e Glória Perez, Direito de Amar, deWalther Negrão, e da minissérie O Tempo e o Vento, de Doc Comparato, com a colaboração de Regina Braga

Na década de 1990 acumulou participações em: Mico Preto, de Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa, Anjo Mau, remake de Maria Adelaide Amaral, Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, e na minissérie Memorial de Maria Moura, de Jorge Furtado e Carlos Gerbase; durante as gravações da última a atriz chegou a fraturar o cóccix.

Memorável a atuação da atriz como às gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia (1993), que lhe rendeu o prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como melhor atriz do ano de 1993.

Em 2013 foi homenageada pelo Festival de Cinema de Gramado com o Troféu Oscarito. Atualmente esta em Babilônia, no papel de Beatriz, uma milionária “devoradora de homens”. Ainda em 2014, faz uma participação no último episódio de A Grande Família, interpretando Nenê.

Em seu currículo também estão as seguintes novelas: A Pequena Órfã (1968), Selva de Pedra (1972), Dancin’ Days (1978), Direito de Amar (1987), Anjo Mau (1997),
Desejos de Mulher (2002), Belíssima (2005), Paraíso Tropical (2007), Insensato Coração (2011), Guerra dos Sexos (2012), Babilônia (2015) entre outras novelas de sucesso. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s