Vamos Recordar? Louco Amor

A vencedora da enquete aberta no fim da edição passada, entre Verão Vermelho, Louco Amor e Vila Madalena, o público votou e escolheu a edição de hoje: Louco Amor.



Novela de Gilberto Braga expunha o amor aos conflitos provocados pelas diferenças de classe social.


O Rio de Janeiro, na década de 1970, era o cenário de Louco Amor, cuja trama central tratava do amor entre pessoas de diferentes classes sociais. A jovem e rica Patrícia (Bruna Lombardi), filha do primeiro casamento do embaixador André Dumont (Mauro Mendonça), é apaixonada por Luiz Carlos (Fábio Jr.), rapaz pobre, filho de Isolda (Nicette Bruno), empregada da família. Desde menino, Luiz Carlos também tem total adoração por Patrícia. Quem não gosta nem um pouco de ver a sofisticada jovem interessada pelo filho da empregada é Renata Dumont (Tereza Rachel), mulher de André e madrasta de Patrícia.

Bruna Lombardi e Fábio Jr. em Louco Amor

Renata Dumont é uma mulher ambiciosa. Estudou cinema, mas abandonou logo a carreira para se casar com o então jovem diplomata André. Inteligente e sagaz, ajudou o marido a construir uma bela carreira. É conhecida internacionalmente por sua elegância. Narcisista ao extremo, é gentil com os que ama e fria com os que não fazem parte de seu pequeno mundo. O marido, por sua vez, é um homem requintado, de família tradicional, extremamente boa-praça, íntegro, equilibrado e gentil com o próximo. Apaixonado por Renata, com quem tem um filho, Lipe (Lauro Corona), acaba sempre desculpando o comportamento e as atitudes da mulher. Durante o aniversário de 17 anos de Patrícia, um acontecimento define o destino dos jovens apaixonados. Renata proíbe Luiz Carlos de participar da festa, atribuindo-lhe a tarefa de guardar os carros dos convidados. Revoltado com a humilhação, o rapaz decide se vingar da esnobe patroa e solta os cães da mansão, que invadem os salões e atacam o dono da casa. Enfurecida com a petulância de Luiz Carlos e ciente de que não seria fácil afastá-lo de Patrícia, Renata decide mandar a enteada estudar na Europa, para dar, então, um fim definitivo ao romance entre os dois. Seis anos depois, Patrícia retorna ao Brasil. Ela está com 23 anos e é mãe do pequeno João (Eduardo de Micheli), mas não revela a paternidade do menino. Luiz Carlos, por sua vez, se formou em Comunicação Social, mas trabalha em uma sapataria, pois não conseguiu entrar no mercado de trabalho. Os dois se reencontram, mas, apesar da euforia inicial, logo sentem que algo entre os dois se perdeu. Ela não se mostra disposta a abrir mão do conforto de sua vida, e ele já não sente mais o mesmo amor adolescente de antes. Luiz Carlos desconfia que é pai de João, mas Patrícia nega. Certo dia, ele descobre que o menino é seu filho e, decepcionado com a mentira de Patrícia, resolve tirá-la de vez de sua vida. Frustrado, Luiz Carlos passa a se dedicar inteiramente à vida profissional. Ele consegue um trabalho na revista Stampa, editada por Guilherme (Reginaldo Faria). Aos poucos, Luiz Carlos se aproxima de Cláudia (Glória Pires), também jornalista recém-formada e colega de faculdade, uma jovem de origem humilde, muito determinada a subir na vida. A empatia entre os dois é imediata, e eles passam a viver uma história de amor.

TRAMA PARALELA

A vida de Cláudia

Gloria Pires em Louco Amor

Madura, inteligente e talentosa, Cláudia (Glória Pires) mora com a mãe, a costureira Isa (Arlete Salles), e a irmã, a tímida Carla (Beth Goulart). Sofre com a eterna briga entre sua mãe e seu pai, o doce Alfredo (Fernando Torres). Isa guarda rancor do ex-marido por ele nunca ter ajudado financeiramente em casa. Fotógrafo de um jornal carioca, Alfredo não tem a menor estabilidade financeira e vive endividado. Antes de se envolver com Luiz Carlos (Fábio Jr.), Cláudia namorava Lipe (Lauro Corona), mais interessada na posição social do rapaz. Lipe é um jovem romântico,  sonhador, muito amigo de Luiz Carlos. Ele sofre ao constatar que Cláudia não o ama, mas não guarda nenhum rancor quando descobre que a paixão da jovem é Luiz Carlos, seu grande amigo. Aos poucos, ele consegue esquecer Cláudia e se envolve com a irmã dela, Carla. É com ela, inclusive, que ele se casa no final da novela.

José Lewgoy em Louco Amor

Preocupada com as boas relações da família, a arrogante Renata também se intromete na vida de seu cunhado, Edgar (José Lewgoy), que se apaixona pela simplória manicure Gisela (Lady Francisco), para desespero da grã-fina. Foi especialmente feliz a caracterização feita por José Lewgoy do velho esclerosado, que, a cada vez que lhe corrigiam uma falha de memória, respondia: “…e eu não sei?!” O tom ofendido e a forma pausada de falar transformaram a exclamação do personagem em bordão popular. Quem mais ouvia a expressão era seu inseparável mordomo, Gonçalo (Clementino Kelé). Outro casal importante da trama é formado por Guilherme e Muriel (Tônia Carrero). Guilherme é dono da revista Stampa, um homem descontraído, franco e muito paquerador. É casado com a sofisticada Muriel, uma mulher mais velha do que ele, elegante, culta, que já fez de tudo na vida. Ávida por novas experiências, Muriel é cheia de vida e completamente apaixonada por Guilherme. O romance entre José Augusto (Antonio Fagundes) e Lucia (Christiane Torloni) também é mais um destaque de Louco Amor. O rapaz é filho de Muriel e ela, irmã de Guilherme. No início da trama, Lucia tem uma vida infeliz ao lado do marido Fernando (Carlos Eduardo Dolabella). Ótima esposa e mãe dedicada, sente-se sufocada com a mesmice de seus dias, sempre circulando nas altas rodas da sociedade. Sua vida dá uma reviravolta quando ela conhece José Augusto, um jornalista engajado, de personalidade marcante, que encara a vida com invejável simplicidade. Os dois se apaixonam e vivem uma linda história de amor.

A história de Renata

Ao longo da trama, André (Mauro Mendonça) morre em um acidente, deixando Renata (Tereza Rachel) e Patrícia (Bruna Lombardi) na miséria. Ele escorrega de um telhado, de uma altura de mais de dez metros. Outras más notícias ainda estavam por vir. Cláudia e Isolda revelam muitas verdades sobre a vida de Renata, um verdadeiro choque para todos. Renata se chama, na verdade, Agetilde Rocha, filha de Agenor Rocha (Mário Lago), pai que ela escondeu a vida inteira. Ela mudou de nome para esconder seu passado. A vilã foi a responsável pela morte do irmão de Edgar e André. Ela o namorava quando ele descobriu estar sendo traído com um garçom. O rapaz não suportou a traição e atirou no amante, indo preso depois. Acabou se suicidando na cadeia, por se sentir tremendamente envergonhado. Para se livrar de possíveis transtornos, Agetilde vai para o Rio de Janeiro refazer sua vida e passa a se chamar Renata. Ela pede que sua então grande amiga Isolda – as duas eram muito próximas e dividiam um cortiço – crie seu filho junto com o dela. Isolda os leva – Márcio (Carlos Alberto Ricelli) e Luiz Carlos – para Lorena, interior de São Paulo, onde são criados com a ajuda da mãe de Renata. No Rio, a impostora se casa com o milionário André e só permite que seu filho venha para a cidade após a morte de sua mãe. Isolda traz os dois meninos e, indicada por Renata, começa a trabalhar como cozinheira na casa de Edgar. O filho de Renata, que ela acreditava ser Márcio, passou a morar com o avô Agenor.

Carlos Alberto Ricelli e Tereza Rachel em cena de Louco Amor

No entanto, outra revelação ainda surpreenderia Renata: na verdade, ela é mãe de Luiz Carlos, a quem tanto discriminava, e não de Márcio. Isolda trocou as crianças para fazer com que seu filho de sangue pudesse ter melhores condições de vida, o que não poderia lhe proporcionar como cozinheira. Isolda decide revelar a verdade a Renata logo após o assassinato de Márcio. O rapaz morre na explosão da lancha de Edgar, e Luiz Carlos é preso como suspeito do crime. Isolda tenta convencer Renata de que precisa depor a favor de Luiz Carlos, seu verdadeiro filho, para livrá-lo da cadeia. É o que ela faz. A notícia não muda os sentimentos de rancor de Luiz Carlos para com Renata, mas ele aceita seu verdadeiro pai, Sérgio (Milton Moraes). Renata tenta impedir o casamento de Luiz Carlos com Cláudia para permitir a aproximação de Patrícia. Para tal, chantageia a jornalista com uma gravação em que Alfredo, bêbado, disse que mataria Edgar, explodindo sua lancha, se fosse pelo bem de suas filhas. Renata ameaça Cláudia, dizendo que entregará aquela gravação à polícia, incriminando Alfredo, se ela não desistir de se casar com Luiz Carlos e for morar em Brasília. A jovem, então, desiste do casamento. Guilherme e Muriel, no entanto, a ajudam a tirar fita de Renata.

O desfecho

Após investigação, o delegado Cunha (Ivan Cândido) chega ao verdadeiro assassino de Márcio. Na verdade, o alvo sequer era o rapaz. Foi Fernando quem manipulou a lancha, mas ele queria matar Edgar, seu sócio. Fernando é preso. Luiz Carlos termina a novela feliz, ao lado de Cláudia e do filho, João. No plano profissional, ele também se realiza: em parceria com Muriel, abre uma editora. Patrícia revela-se uma mulher interesseira, de caráter duvidoso. Depois de perder o amor de Luiz Carlos, tenta conquistar um homem rico de qualquer maneira, chegando a dar em cima de Guilherme. Mas termina a novela sozinha, empregada em uma joalheria. A esnobe Renata é obrigada a descer do salto alto: sem dinheiro e sem prestígio, se muda para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde assume o cargo de gerente de uma modesta pensão da cidade, a Pensão Esperança.

PRODUÇÃO

A novela Sol de Verão (1982) teve seu final antecipado devido à morte do protagonista Jardel Filho. Louco Amor começou a ser gravada às pressas para substituir a trama.

CURIOSIDADES

A atriz Beatriz Segall fez uma participação no último capítulo da novela, como Lourdes Mesquita, sua personagem da novela Água Viva, também de Gilberto Braga, exibida em 1980. Ela apareceu em cena para prestigiar a abertura da exposição de Alfredo (Fernando Torres). Os autores de Louco Amor, Gilberto Braga e Leonor Bassères, além de outras celebridades, também participaram da cena. O ator José Wilker, a convite de Paulo Ubiratan, integrou a equipe de diretores de Louco Amor. O diretor Ary Coslov deixou a novela antes de seu término. Louco Amor foi exibida na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Honduras, Itália, Macau, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Turquia, Uruguai e Venezuela.

TRILHA SONORA

Os atores Fábio Jr. e Lauro Corona participaram da trilha sonora da novela cantando Seres Humanos e Tem que Provar, respectivamente. Nacional: Só de Você – Tema de Mouriel Compositores: Rita Lee/ Roberto de Carvalho Intérprete: Rita Lee Vendaval da Vida Compositores: Délcio Carvalho/ Noca Da Portela Intérprete: Alcione   Reencontro Compositores: Ivan Reis/ Nenéo Intérprete: Márcio Greick   Dom de Iludir Compositores: Caetano Veloso Intérprete: Gal Costa   Grafitti Compositores: Guilherme Arantes Intérprete: Guilherme Arantes   Seres Humanos – Tema de Luís Carlos Compositores: Guilherme Lamounier Intérprete: Fábio Jr. Nosso Louco Amor – Tema de abertura Compositores: Herman Torres/ Julio Barroso Intérprete: Gang 90 & Absurdettes   Você me Acende (You Turn on Me) Compositores: Erasmo Carlos/ Ian Whitcomb Intérprete: Barão Vermelho Aranha Cor-de-Rosa Compositores: Haroldo Barbosa/ Silesu Intérprete: Naila Skorpio Aquarela do Brasil Compositores: Ary Barroso Intérprete: César Camargo Mariano Demais Compositores: Aloysio de Oliveira/ Tom Jobim Intérprete: Ângela Rô Rô Tem que Provar Compositores: Gilson de Oliveira/ Paul de Castro/ Sérgio Rezende Intérprete: Lauro Corona Folhas Secas Compositores: Guilherme de Brito/ Nelson Cavaquinho Intérprete: Elis Regina Eu Te Amo Compositores: Tom Jobim/ Chico Buarque Intérprete: Chico Buarque Internacional: We’ve Got Tonight – Tema de Luís Carlos e Patrícia Compositores: Bob Seger Intérprete: Kenny Rogers and Sheena Easton Really Saying Something Compositores: E. Holland/ W. Stevenson Intérprete: Bananarama Shame On The Moon – Tema de Lipe e Carlinha Compositores: Rodney Crowell Intérprete: Bob Seger & The Silver Bullet Band Long Train Running Compositores: T. Johnston Intérprete: Traks The Shadow Of Your Smile Compositores: Mandel/ Webster Intérprete: Jon Lucien Just Can’t Get Enough Compositores: V. Clarke Intérprete: Depeche Mode Let’s Funk Tonight Compositores: E. Brouwer/ J. W. Weeda/ R. Brouwer Intérprete: Blue Feather Ich Shaun’ Deach An (Peep Peep) Compositores: Gunther Sigl Intérprete: Spider Murphy Gang I Know There’s Something Going On Compositores: R. Ballard Intérprete: Fridda Candy Girl Compositores: Starr/ Jonzun Intérprete: New Edition Can’t Help Falling In Love – Tema de Luís Carlos e Cláudia Compositores: G. D. Weiss/ H. Peretti/ G. Martini Intérprete: Cameo Angel Man Compositores: Kenny Lehman/ Peter Tufel Intérprete: Retha Ruges Electric Avenue Compositores: Eddy Grant Intérprete: Eddy Grant Baby Come On Compositores: F. Bota/ Sangy Intérprete: James Othis White Jr.

Elenco:

Adelaide Conceição – Débora Antonio Fagundes – Jorge Augusto Arlete Salles – Isadora Armando Bógus – Sampaio (participação especial) Ary Coslov – Alberto (participação especial) Beth Goulart – Carla Bia Seidl – Luciana Bruna Lombardi – Patrícia Carlos Alberto Riccelli – Márcio Carlos Eduardo Dolabella – Fernando Lins Carlos Gregório – Eurico (participação especial) Carlos Tatiano Chica Xavier – Denise Christiane Torloni Cláudia Costa – Mônica Clementino Kelé – Gonçalo Christiane Torloni – Lucia Desirée Vignolli – Maria Luiza Edson Celulari – Marcelo (participação especial) Eduardo de Michillis – João Fábio Jr. – Luiz Carlos Fernando Torres – Alfredo Francisco Milani – Vicente (participação especial) Francisco Nagen Fredy Monteiro Gilberto Martinho – Dr. Silvio (participação especial) Glória Alves – Daniela Glória Pires – Cláudia Hemílcio Fróes – médico (participação especial) Ilka Soares – Márcia Ivan Cândido – inspetor cunha (participação especial) Joana Fomm – primeira mulher de André (participação especial) José Leonardo – Marquinho José Lewgoy – Edgard Dumont Lady Francisco – Gisela Lauro Corona – Lipe Lídia Mattos – Dirce Lourdes Mayer – Raquel Luciano Sabino – Dudu Manoel Eliziário Márcia Gastaldi – Nilda Mário Lago – Agenor Mauro Mendonça – André Dumont Milton Moraes – Sérgio Neuza Amaral – Margarida (participação especial) Nicette Bruno – Isolda Otávio Augusto – Rodolfo Paula Bokel – Nely Paulo Pinheiro – Dr. Cardoso (participação especial) Paulo Vilaça – participação especial Reginaldo Faria – Guilherme Rosane Gofman – Estelinha Rosita Thomaz Lopes – Nanda Stepan Nercessian – Pedro (participação especial) Thelma Reston – participação especial Telmo Faria – Walther Tereza Rachel – Renata Dumont Tônia Carrero – Muriel Tônia Olivier Yolanda Cardoso – Alda Maria Zeni Pereira – Zefa (participação especial)


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s