Amanhã minissérie “Engraçadinha” está de volta no TeleGlobo

Para iniciar as comemorações de 02 de TeleGlobo, a partir de amanhã a minissérie “Engraçadinha”, do escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), começa a ser reprisada no “Tele Reprises Manhã”, juntamente com a última semana de “O Sorriso do Lagarto”. Exibida originalmente pela TV Globo entre abril e maio de 1995.

A minissérie é uma adaptação de Leopoldo Serran para os textos escritos pelo dramaturgo no folhetim Asfalto Selvagem: Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados, publicado no jornal Última Hora entre agosto de 1959 e fevereiro de 1960. A direção é de Denise Sarraceni.

A versão televisiva foi dividida em duas partes. A primeira, nos anos 40, traz Alessandra Negrini no papel-título. A história começa em Vitória, no Espírito Santo, e conta a vida de uma menina de família conservadora que é noiva de Zózimo (Pedro Paulo Rangel), mas vive um romance proibido com o primo Sílvio (Ângelo Antônio). Para apimentar ainda mais a situação, sua amiga, Letícia (Maria Luísa Mendonça), noiva de Sílvio, se revela apaixonada por Engraçadinha. Depois de uma tragédia familiar, a jovem se vê obrigada a mudar de cidade. Casa-se com Zózimo e vai morar no Rio de Janeiro.

Vinte anos depois, Engraçadinha, agora vivida por Claudia Raia, é uma mulher religiosa, mãe de dois filhos, que acaba cedendo às investidas do galanteador Luiz Cláudio (Alexandre Borges). Letícia também volta do passado para atormentar a vida da amiga e tentar, mais uma vez, seduzi-la.

A minissérie fez muito sucesso na época de sua exibição, não só por se tratar de uma obra de Nelson Rodrigues, mas também por colocar a debutante Alessandra Negrini no posto de sexy symbol. As sensuais cenas de Claudia Raia, que fazia sua estreia em um papel dramático, também chamaram atenção.

Sucesso comercial, a minissérie já foi vendida para países como Chile, Bulgária, Portugal, Venezuela, Colômbia, México e Finlândia. A TV Globo a reprisou por duas vezes, em 98 e 2002, e o Canal Viva já a reapresentou duas vezes, em 2010 e 2012.

Engraçadinha será apresentada de segunda à sexta-feira, às 23h15. Quem perder a exibição noturna e tiver coragem de encarar uma obra rodrigueana logo cedo, haverá uma reprise às 5 horas da manhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s