No aniversário de 85 anos de Silvio Santos, relembre seu programa na Globo

PROGRAMA SILVIO SANTOS

 Show de variedades com diversos quadros e atrações, transmitidos ao vivo em formato de programa de auditório.

FORMATO

O Programa Silvio Santos era produzido e apresentado por Silvio Santos e, desde 1962, integrava a grade de programação da TVPaulista. A partir de 1965, depois que Roberto Marinho comprou a antiga emissora, o Programa Silvio Santos continuou a ser exibido pela TV Globo, mas apenas para a cidade de São Paulo. Só passaria a ser transmitido para o Rio de Janeiro a partir de julho de 1969. Tinha quase oito horas de duração.

Silvio Santos passou por diversas emissoras de rádio e televisão, sem deixar de apresentar seu programa dominical primeiro na TV Paulista, depois na TV Globo. Oriundo do rádio, onde iniciou sua carreira nos anos 1940, passou a ser apresentador de TV na década de 1950, quando começaram as transmissões da televisão no país. Fez sucesso na TV Tupi, inclusive, a partir do final de 1964, com o programa Sua Majestade, o Ibope. Mas foi com o Programa Silvio Santos que ele definitivamente se popularizou.

Conhecido pela farta distribuição de prêmios, o Programa Silvio Santos tinha como destaque a realização de jogos envolvendo o público presente no auditório e os telespectadores. Os jogos de perguntas constituíam quadros fixos do programa. Um deles, Só Compra Quem Tem, distribuía semanalmente um automóvel zero km. Outro, Arrisca Tudo, dava ao candidato que acertasse as respostas um prêmio em dinheiro, que, na época, podia chegar a um milhão de cruzeiros.

EVOLUÇÃO

Jurados

O escritor, ator, cantor e comediante Pedro de Lara nasceu em 25 de fevereiro de 1925. Trabalhou ao lado de Silvio Santos por mais de 30 anos, primeiro na antiga Rádio Nacional, onde os dois apresentavam um animado programa de interpretação de sonhos. Na época, Silvio Santos narrava um sonho relatado pelo público e pedia ao “guru” Pedro de Lara que o interpretasse. O quaro fez tanto sucesso que o comediante foi levado pelo apresentador para trabalhar na televisão. Com sua pose de galã e eterna sisudez, foi um dos principais jurados do concurso de calouros do Programa Silvio Santos. Ainda como comediante, trabalhou também no programa do palhaço Bozo, interpretando o neurastênico Salsi Fufu.

Atriz, cantora, apresentadora e modelo, a irreverente Elke Maravilha nasceu na Rússia, em Leningrado, no dia 22 de fevereiro de 1945. Foi jurada do concurso de calouros do Programa Silvio Santos durante sete anos. Tornou-se conhecida graças ao estilo ousado e inovador, que mesclava um figurino exótico com misticismo, alegria e inteligência. Professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, incluindo Latim, foi a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês, na União Cultural Brasil – Estados Unidos. Estreou na televisão em 1972, também como jurada de calouros, no Cassino do Chacrinha, a quem tratava carinhosamente por “painho”.

A cantora Araci de Almeida estreou no rádio em 1933, na antiga Rádio Educadora, levada por Custódio Mesquita. Tornou-se uma das principais intérpretes de Noel Rosa, de quem ficaria amiga ainda naquele ano, acompanhando o compositor em serenatas, rodas de samba e noites de boemia. Fez muito sucesso já no final dos anos de 1930, quando recebeu do locutor César Ladeira o epíteto de “O Samba em Pessoa”, e consagrou-se em uma carreira que durou mais de 40 anos. Como comediante, fez sua estreia na televisão como jurada de calouros, primeiro no programa A Buzina do Chacrinha, depois no Programa Silvio Santos. Morreu, aos 74 anos, em 20 de junho de 1988.


E aqui fica a nossa homenagem ao maior animador da TV brasileira. Que em 85 ele se tornou um dos homens mais importantes do Brasil! Parabéns Silvio Santos!!! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s