Ferreto – capítulo 22 (penúltimo capítulo)

 

 Ferreto

Série inspirada e baseada no núcleo Ferreto da novela A Próxima Vítima, escrita por Silvio de Abreu com colaboração de Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, exibida pela Rede Globo em 1995. A minha intenção ao escrever a série é homenagear os 20 anos da novela, contando o passado das personagens Ferreto, a criação do roteiro e parte do enredo é de minha autoria, coisas ditas na novela pelas personagens formam a composição do enredo. Deixo claro que a Rede Globo, os autores Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Maria Adelaide Amaral, não tem vinculo algum com a série faço por conta própria.

 

Débora Costa

f6cd271b-38f6-4a3a-90e4-2e707934a674

Capítulo 22 (Penúltimo Capítulo)

Cena 1

Frigorífico Ferreto – Sala de Marcelo

 

FRANCESCA: (assustada, olhando Marcelo, dá um tapa no rosto dele, se aproxima de Gigio, mostra estar nervosa) Gigio esse infeliz teve a coragem de me agarrar e me beijar a força! Ele não entende que já acabou o que tínhamos que não significa mais nada!

MARCELO: (coloca a mão no rosto, olha Francesca).

GIGIO: (segura Francesca pelos braços, a chacoalha) Você acha que sou idiota!

MARCELO: (puxa Francesca para seu lado, encara Gigio) Na minha frente você não vai agredir Cesca.

GIGIO: (da um soco no rosto de Marcelo, o olha com raiva) Eu quero você longe da minha mulher seu moleque borra botas!

MARCELO: (olha Gigio com raiva, revida o soco) Acho que sua mulher não quer estar longe de mim.

FRANCESCA: (fica entre Gigio e Marcelo) Parem já! Vamos embora Gigio.

GIGIO: (olha Marcelo, está com raiva) Está avisado Marcelo… Fique longe de Cesca.

FRANCESCA: Ele vai ficar Gigio, não quero nada com Marcelo.

GIGIO: (olha Francesca) Em casa conversamos. (sai com Francesca).

MARCELO: (está com raiva) Maledetto.

 

Cena 2

Mansão Ferreto – Sala

 

DIVA: Me chamou dona Filomena?

FILOMENA: Sim, eu quero que você mande arrumar a suíte que era minha, quero que limpem muito bem, vou comprar móveis novos, e tudo o

que precisar, aquela suíte será para a minha sobrinha, dê um jeito no quarto de hospedes ao lado da suíte.

DIVA: Pode deixar dona Filomena.

FILOMENA: Era só isso, pode ir.

DIVA: Com licença. (sai).

ELISEO: (entrando) Isso que você está fazendo é muito feio…

FILOMENA: (olha Eliseo) Ouvir atrás da porta também é, e não fale como se eu fosse criança porque não suporto.

ELISEO: (se aproxima a olha) Aposto que o quarto ao lado da suíte é para Carmela.

FILOMENA: É um ótimo quarto.

ELISEO: Deveria ser ao contrário ao menos, o bebê no quarto e sua irmã na suíte.

FILOMENA: Melhor você parar de dar palpite, não vai adiantar de nada, já tomei minha decisão.

ELISEO: Ainda dá tempo de voltar atrás, é só devolver as ações para Carmela, e você pode pedir para ela vir aqui com a Isabela e passar uns dias.

FILOMENA: (suspira, olha Eliseo) Nunca volto atrás em minhas escolhas ou decisões, e não vou me contentar com migalhas, quero ter Isabela perto de mim, e afinal, o que você veio fazer aqui?

ELISEO: (sorri) Reparou que desde quando você me viu está me atacando?

FILOMENA: Por que você fica ai dizendo um monte de besteiras!

ELISEO: Não são besteiras e você sabe.

FILOMENA: Me faz um favor? Quando você sair, fecha a porta.

GIGIO: (entra discutindo com Francesca, está nervoso) Eu vi! Para de mentir!

FRANCESCA: Gigio não precisa ficar assim amore.

GIGIO: Eu te pego aos beijos com aquele moleque no frigorifico, e você quer que eu fique como?

FILOMENA: Espera… Vocês não fizeram escândalo no frigorifico, fizeram?

FRANCESCA: (olhando Filomena) Gigio… Ficou alterado, gritou, bateu em Marcelo, que revidou…

FILOMENA: Eu só vou falar uma vez, Gigio você não tinha porque estar lá, e muito menos fazer um escândalo desse! E Cesca, se eu souber de mais coisa do tipo eu vou colocar Marcelo na rua! O frigorifico, não é lugar para se encontrar com o amante! Fui clara?

FRANCESCA: Sim Hitler… Gigio, vamos subir e terminar a conversa por favor. (sobe as escadas).

GIGIO: Eu vou porque quero ver até onde vai a cara de pau da Cesca. (sobe as escadas).

ELISEO: (olha Filomena).

FILOMENA: (olha Eliseo) O que foi?

ELISEO: (a olha sorri) Heil Hitler.

FILOMENA: (séria, o olha) Pode parar com isso, não tem graça.

ELISEO: Tem sim. (sorri) E respondendo sua pergunta, eu vim porque combinamos de comprar os tais móveis para o quarto da Isabela.

FILOMENA: É mesmo, eu só vou pegar umas coisas e vamos, me espera aqui.(vai subindo as escadas).

ELISEO: Heil Hitler!

FILOMENA: (para na escada, o olha sorri).

ELISEO: (sorri) Foi a Cesca que disse…

FILOMENA: Se você continuar com isso não vou mais sair com você.

ELISEO: Parei… (sorri).

FILOMENA: Que bom, e isso vale para todos os dias, já volto, enquanto isso no lugar de ficar ai parado liga para a Leontina e pergunta como as coisas estão por lá depois do vexame de Gigio. (sobe as escadas).

 

Cena 3

Mansão Vasconcellos – Sala

 

CARMELA: (ao telefone, sorrindo) Romana, que saudade, como estão as coisas ai em Florença?

ROMANA: Melhores do que quando estava ai sorella, aqui não tenho que olhar para pessoas indesejadas.

CARMELA: Mas e você Romana? Como você está? Me refiro emocionalmente.

ROMANA: Indo Cacá, mas você pode apostar que logo eu vou me recuperar totalmente.

CARMELA: (sorri) Tenho certeza minha irmã, e quando vamos nos ver novamente, porque já estou com saudades.

ROMANA: (sorri) O dia que você vier á Florença, não pretendo voltar ao Brasil tão cedo, e como você me conhece bem, já deve supor que já não estou mais sozinha aqui, arrumei uma ótima companhia, um rapaz lindo.

CARMELA: (da risada) Só você mesmo minha irmã, fica bem ai e não me deixe sem notícias.

ROMANA: Pode deixar sorella, até logo.

CARMELA: (desliga o telefone).

ADALBERTO: (entra de bom humor, com sacolas de compras nas mãos).

CARMELA: (observa) Adalberto… De onde você tirou tudo isso?

ADALBERTO: (beija o rosto de Carmela, sorri) A sorte sorriu para mim Cacá, ganhei no jogo! E com o dinheiro paguei uma divida que tinha e ainda sobrou.

CARMELA: (sorri) É mesmo, mas olha, então aproveita e pare de jogar, assim não faz mais dividas.

ADALBERTO: (sorri) Pensei a mesma coisa sabia.

 

Cena 4

Mansão Ferreto – Suíte de Francesca e Gigio

 

GIGIO: (nervoso) Para de mentir Cesca! Eu vi vocês se beijando! Por que você faz isso?… Você diz que me ama e na primeira oportunidade me trai.

FRANCESCA: (pensativa, olhando Gigio) Está bem Gigio, realmente beijei Marcelo, mas me deixa explicar… Eu estava conversando com ele, que não aceita o fim do nosso caso, por mais que eu explique que só o usei ele não acredita, daí ele me pediu um beijo para que me deixasse em paz e eu dei, só isso.

GIGIO: (sorri, se aproxima de Francesca, segura o rosto dela a olha muito) Eu não sou idiota… E quero que fique bem claro, que eu nunca vou te deixar, você é minha mulher, e se eu te pegar de novo perto daquele moleque borra botas, eu vou fazer com que ele pague caro, e você sabe que não sou um homem de blefar, estou dando a minha palavra que os dois serão castigados. (solta Francesca, sai).

FRANCESCA: (com raiva) Está cada vez mais insuportável a convivência com Gigio… Odeio você.

 

Cena 5

Mais Tarde – Mansão Ferreto – Sala

 

ELISEO: (entra com Filomena) Filó por um instante eu achei que você iria mandar o vendedor fechar a loja pra você comprar ela toda.

FILOMEMA: Não exagera, não comprei tanta coisa assim.

ELISEO: É mais fácil eu falar o que você não comprou, o vendedor, porque de resto…

FILOMENA: (sorri) Eu quero o melhor para o quarto da minha sobrinha. (se senta) Mas isso que comprei é só o começo, porque certas coisas gosto de comprar fora daqui.

ELISEO: (se senta ao lado de Filomena a olha) Você já parou para pensar na reação da Carmela quando ela souber que aquele infeliz do marido dela te vendeu as ações?

FILOMENA: Fala um pouco mais alto, assim todo mundo ouve.

ELISEO: Não tem ninguém aqui.

FILOMENA: Nessa casa as paredes tem olhos e ouvidos, não fala mais isso aqui, ou melhor, para de falar isso, até Carmela descobrir, Isabela estará andando, e não sei que preocupação toda é essa com Carmela, afinal as ações estão em boas mãos, as minhas.

FRANCESCA: (desce as escadas, se aproxima) Eu preciso da ajuda de vocês.

FILOMENA: (olha Francesca) Não… Não quero nem saber do que se trata, se só uma pessoa não basta para te ajudar coisa boa é que não é.

FRANCESCA: Eu quero muito ver Marcelo hoje á noite, e não posso sair sozinha, Gigio vai desconfiar.

FILOMENA: Desconfiar não, ele vai ter certeza.

FRANCESCA: Por isso que eu quero um favor de vocês… Se eu sair com vocês ele não vai desconfiar de nada.

FILOMENA: Claro que vai Cesca, desde quando você sai conosco.

ELISEO: (olha Francesca) Se ele for junto não vai ter como desconfiar, podemos ir os quatro ao clube, e depois de um tempo lá você e Filomena inventam qualquer coisa para saírem juntas e eu fico com Gigio esperando vocês voltarem, é só pedir para Marcelo te esperar em algum lugar do clube.

FILOMENA: (olha Eliseo) Você teve uma ideia, e uma boa ideia, inacreditável. (sorri).

ELISEO: (sorri).

FRANCESCA: Eu adorei por mim tudo bem.

FILOMENA: Por mim não, Gigio me jogou da sacada por que babbo me deixou como administradora dos negócios, imagine o que fará se descobrir que eu estou acobertando ao seu amante e você a se encontrarem.

ELISEO: Está com medo?

FILOMENA: Claro que não…

FRANCESCA: (sorri) Se não está com medo você pode me fazer esse favor sorella, o que me diz?

FILOMENA: Va bene… Só essa vez, porque não vou perder meu tempo para que você fique aos beijos com Marcelo.

FRANCESCA: (abraça Filomena, sorri) Grazie!

GIGIO: (entra) Nossa… Para as duas estarem assim coisa boa não deve ser.

FRANCESCA: (olha Gigio) Foi a saudade que senti da minha sorella, nós estávamos combinando de irmos hoje á noite nós quatro ao clube.

GIGIO: É mesmo?

FRANCESCA: Sim, vai ser ótimo, você não vai me negar isso não é? (olhando Gigio).

GIGIO: (sorri) Claro que não, faz tempo que não vamos ao clube, vai ser bom.

FILOMENA: (olha Francesca).

FRANCESCA: (sorri para Filomena).

 

Cena 6

Á Noite – Clube Paulistano – Restaurante

(Filomena, Eliseo. Francesca e Gigio estão juntos á mesa).

 

FRANCESCA: Senti falta desse restaurante, aliás do clube de maneira geral, gosto muito daqui.

GIGIO: Eu também, aqui sempre encontro com amigos.

FRANCESCA: E me deixa por eles.

FILOMENA: Não comecem, se não eu vou deixar vocês aqui, não vou passar vergonha por causa de uma briga.

ADALBERTO: (entra com Carmela).

ELISEO: (olha Adalberto entrando no restaurante) Eu não acredito…

CARMELA: (se aproxima da mesa, sorri) Sorellas! Que surpresa encontrar vocês aqui.

FILOMENA: Digo o mesmo Carmela.

ADALBERTO: Podemos nos sentar com vocês?

GIGIO: Não, peço desculpas á você Carmela, mas não gostaria de ter Adalberto conosco.

FRANCESCA: Gigio…

ELISEO: Eu concordo com Gigio, se fosse só você Carmela, seria um prazer ter você conosco.

FILOMENA: (sorri) Carmela você se casou com um homem que não tem muitos admiradores.

ADALBERTO: (olha Filomena) Mas tenho admiradoras…

FILOMENA: Duvido.

CARMELA: Parem de discutir, e nós viemos aqui para jantar juntos, só nós dois se lembra? Por isso deixamos Isabela com sua mãe.

FILOMENA: Eu não entendo você Carmela, larga a bambina em qualquer lugar, isso é um absurdo.

GIGIO: (olhando Adalberto) Tenham um bom jantar.

ADALBERTO: (olha Francesca, sai com Carmela).

FRANCESCA: Vocês foram sem educação com Carmela coitada.

GIGIO: Com ela não, mas com Adalberto.

ELISEO: (fala baixo para Filomena) Eu posso saber o que Adalberto quis dizer com admiradoras?

FILOMENA: (olha Francesca) Cesca, eu quero te mostrar um novo espaço que abriram aqui no clube, vem comigo. (se levanta, olha Eliseo).

FRANCESCA: (se levanta, olha Gigio) Não demoro amore.

GIGIO: Está bem.

FRANCESCA: (sai com Filomena).

ADALBERTO: (observa).

 

Cena 7

Em Frente ao Restaurante

 

FILOMENA: Cesca eu vou ficar sozinha numa sala, portanto não demore.

FRANCESCA: Pode deixar, Marcelo está me esperando na quadra que fica aqui perto.

FILOMENA: Então vai logo, e não demore, vamos juntas para não desconfiarem. (saem).

 

Cena 8

Quadra

 

MARCELO: (está esperando Francesca).

FRANCESCA: (se aproxima, sorri, abraça Marcelo) Amore não posso demorar, queria te ver.

MARCELO: (olhando Francesca) Eu também, você pode me explicar que cena foi aquela? Por que me bateu?

FRANCESCA: Desculpa amore, tive que bater por causa de Gigio, aliás… Falando nele, vou te pedir uma coisa.

MARCELO: Fala.

FRANCESCA: Eu quero que você ameace Gigio por telefone.

MARCELO: Pra que?

FRANCESCA: (olhando Marcelo) Fala para ele me deixar em paz, que não o amo, e que se não me deixar vai se arrepender, que você irá mata – lo

quero que ele veja que você me ama e é capaz de tudo por mim, você faz isso meu amor?

MARCELO: (olhando Francesca) Faço… Amanhã.

FRANCESCA: (sorri, beija Marcelo, o olha) Um pouco mais de paciência meu amor e logo estaremos juntos.

MARCELO: (olhando Francesca) Assim espero te amo. (beija Francesca).

 

Cena 9

Sala do Clube

 

FILOMENA: (está sentada).

ADALBERTO: (se aproxima) Eu sabia que não iria te encontrar aqui com Cesca.

FILOMENA: (se levanta, olha Adalberto) Eu posso saber o que você está fazendo aqui?

ADALBERTO: Carmela precisou ir ver Isabela, e eu disse que ficaria mais um pouco.

FILOMENA: O que aconteceu com Isabela?

ADALBERTO: Nada demais, porém minha mãe não tem muita paciência com bebê chorando.

FILOMENA: E por que você veio aqui?

ADALBERTO: Para comprovar que Cesca não estaria aqui.

FILOMENA: (sorri) Ela foi ver Marcelo.

ADALBERTO: Você tem um prazer enorme em me dizer isso não é?

FILOMENA: Tenho sim, porque quando falo que ela te faz de trouxa você nunca acredita, e ver a sua cara de imbecil quando você vê isso com seus próprios olhos é impagável, agora vai embora, já é chato ficar aqui e com você então fica pior.

ADALBERTO: (olha Filomena) Se não me tratar melhor, eu vou até o restaurante e conto para seu noivinho o que houve entre nós. (sorri).

FILOMENA: (olha Adalberto) Não pense que vai me ameaçar Adalberto, porque até nisso você vai sair perdendo, ou você acha que eu não posso fazer o mesmo com você, só que no meu caso posso fazer muito pior, posso fazer com que você vá preso por roubar as ações de Carmela.

ADALBERTO: Mas você comprou de mim, está nisso até o pescoço.

FILOMENA: (sorri) Você não tem nada provando que eu comprei de você, já eu posso pagar alguém e pedir para que a pessoa minta que você vendeu as ações para ele e que assim eu descobri que você roubou as ações de Carmela porque vieram oferecer a mim e assim te colocar na cadeia.

ADALBERTO: (olhando Filomena, sorri um pouco) Venceu…

FILOMENA: Nunca mais me ameace novamente.

FRANCESCA: (entra) Podemos ir. (olha Adalberto) O que você está fazendo aqui?

FILOMENA: Veio bisbilhotar.

FRANCESCA: Filó aproveitando que ele está aqui…

FILOMENA: (interrompendo Francesca) Te espero perto do restaurante, se demorar eu entro sem você. (sai).

FRANCESCA: (olha Adalberto) O que há entre Filomena e você?

ADALBERTO: (sorri) Está com ciúmes?

FRANCESCA: (da risada) Por favor… Não seja ridículo.

ADALBERTO: Então por que perguntou? (se aproxima de Francesca a olha muito).

FRANCESCA: (olhando Adalberto, pensativa, sorri) Curiosidade.

ADALBERTO: E se eu te falar que estou me interessando mais por ela.

FRANCESCA: Eu vou rir e falar que é mentira, porque você gosta de mim.

ADALBERTO: Isso não me impede de ter outra.

FRANCESCA: (beija Adalberto).

ADALBERTO: (beija Francesca).

FRANCESCA: (olha muito Adalberto) Viu como você gosta de mim.

ADALBERTO: E você de mim, não nega.

FRANCESCA: (olhando Adalberto) Não… Não nego querido…

ADALBERTO: Então por que você está se encontrando com Marcelo?

FRANCESCA: Eu estava usando ele, queria que Gigio visse que eu posso ter outro caso não mudasse, mas Marcelo não entende e vive atrás de mim, e hoje coloquei um fim nisso de uma vez por todas. (acaricia o rosto de Adalberto) Nenhum homem me completa como você querido.

ADALBERTO: (sorri) Eu sabia que cedo ou tarde você voltaria para mim.

FRANCESCA: (sorri) Eu tenho que ir agora, mas quero te ver amanhã no nosso apartamento, depois te ligo para combinar a hora… Te amo querido. (sai).

ADALBERTO: (fica feliz).

 

Cena 10

Dia Seguinte – Mansão Ferreto – Sala de Jantar

 

FILOMENA: (está tomando café).

GIGIO: (entra, se senta) Bom dia…

FILOMENA: (olha Gigio) Bom dia…

GIGIO: Acredito que você tenha acordado cedo porque vai ao frigorifico?

FILOMENA: (olha Gigio) Eu acordei cedo porque não tenho o costume de dormir até meio dia.

GIGIO: (sorri) Estava brincando.

EMPREGADA: (se aproxima) Com licença, Seu Gigio, telefone para o senhor.

GIGIO: Quem é?

EMPREGADA: Não quis falar o nome, apenas disse que é algo do seu interesse.

GIGIO: Vou atender. (se levanta, sai).

 

Cena 11

Sala

 

GIGIO: (atende o telefone) Pronto.

FRANCESCA: (descendo as escadas, observa).

MARCELO: Eu quero que você deixe Cesca em paz, ela não te ama.

GIGIO: Mais como é que você se atreve a falar assim comigo?

MARCELO: Não desliga Gigio, escuta com atenção, se você insistir

em não dar o divorcio a Francesca, eu acabo com você, eu mato você,

entendeu? (desliga).

GIGIO: (está com raiva, joga o telefone no chão) Desgraçado!

FRANCESCA: (se aproxima) O que foi meu amor?

GIGIO: (nervoso) Aquele moleque me ameaçou Cesca! Disse que se não te der o divórcio vai me matar!

FRANCESCA: Gigio se acalme.

FILOMENA: (se aproxima).

GIGIO: Não quero me acalmar! Quero quebrar a cara do Marcelo!

FILOMENA: Não quero que vá ao frigorifico fazer escândalos.

GIGIO: (nervoso) Filomena ele me ligou para me ameaçar! Ele disse que se eu não deixar Cesca irá me matar! Você entende isso?

FILOMENA: Pelo menos ele te avisou, não te atacou de uma vez como você fez comigo.

FRANCESCA: (sorri, disfarça).

GIGIO: Você tem que tomar uma atitude, ele agora é seu problema!

FILOMENA: Para mim Marcelo não causa problema algum, ao contrário, ele se sai bem a cada dia, tem me ajudado muito, se é problema para você

não tenho culpa, qualquer coisa que tem para resolver com ele, faça fora do frigorifico, você está proibido de entrar lá, os seguranças já sabem. (sai).

GIGIO: (com raiva, olha Francesca) Tudo isso é culpa sua!

FRANCESCA: Minha? Eu te falei que Marcelo não aceitou o fim da nossa relação, agora você acredita em mim?

GIGIO: (olha Francesca nos olhos) Não!

FRANCESCA: (acaricia o rosto de Gigio) Estou assustada com tudo isso, se Marcelo foi capaz de te ameaçar, irá fazer isso comigo também.

GIGIO: (olhando Francesca) O que ele fez foi grave, posso ir até a delegacia e dar queixa, assim me livro desse moleque de uma vez por todas.

FRANCESCA: Não faça isso amore, isso só vai nos trazer mais problemas.

GIGIO: Ele quer você, mas nunca terá.

FRANCESCA: Eu não o quero amore, é você o único homem da minha vida. (beija Gigio, o abraça, sorri sem que ele veja).

 

Cena 12

Mais Tarde – Apartamento de Adalberto – Quarto

 

FRANCESCA: (está deitada beijando Adalberto, o olha muito) Querido eu estive pensando muito esses dias e percebi que não dá mais para ficar longe de você.

ADALBERTO: (olhando Francesca) Você está falando sério?

FRANCESCA: Muito sério… Sei que vou magoar muito a Carmela, mas te conheci primeiro, pensei em morarmos fora do país…

ADALBERTO: (sorri) É o que mais quero Cesca, vou quando você desejar.

FRANCESCA: (beija Adalberto, o olha) Mas temos um problema muito maior do que Carmela… Gigio.

ADALBERTO: Quando ele perceber estaremos longe, ele vai ter que aceitar.

FRANCESCA: Não vai. Gigio irá nos procurar até no inferno… (olhando Adalberto) Por isso que antes de fugirmos nós temos que mandar ele para o inferno.

ADALBERTO: (olha Francesca) Você quer matar Gigio?

FRANCESCA: É o único jeito de termos paz meu querido, matando Gigio, você faria isso por nós?

ADALBERTO: (pensativo, olha Francesca) Faço qualquer coisa para ficar com você.

FRANCESCA: (sorri, beija Adalberto, o olha muito) Só assim seremos felizes, sem Gigio no nosso caminho.

 

Fim do Capítulo

Deixe um comentário

